Uma espécie de
Squad-Banda

O forró com código surge de uma brincadeira entre universitários dos cursos de tecnologia do Campus da UFC em Russas. As infindáveis tardes e noites de estudantes reunidos dentro dos laboratórios (e residências de alguns) para resolução das atividades de programação eram sempre embaladas por forró, o que gerava discussões como “qual forró é melhor para ouvir enquanto programamos?”

E no ague da rede social de zuckerberg, é claro que isso resultou em uma página de facebook, criada por este que vos fala (@yanvancelis), e também uma playlist colaborativa no spotify, na qual todos poderiam compartilhar que músicas estavam ouvindo enquanto escreviam seus códigos.

Um programa de rádio para falar de tecnologia

Em 2017, lançamos um programa para falar de tecnologia na então rádio RiomarFM de Russas, o BytePapo. A ideia surgiu dentro dos centros acadêmicos dos cursos de TI da universidade e era em partes custeada por eles. O programa, apresentado por Micael Ferreira e com a bancada formada por Matheus Carneiro e Hellen Bezerra, com minha produção, virou um reduto universitário dentro da rádio. Além de conversar com professores e estudantes da própria universidade, o programa também interagiu com desenvolvedores e empreendedores do município.

Nas duas temporadas realizadas, uma em 2017 e outra em 2020, o programa resultou em conversas de altíssimo nível sobre produção cientifica e empreendedora dentro da universidade e fora dela, além de grande interação com a comunidade de TI do estado do Ceará. E como o Forró com Código entra aqui? Bom, ele era a parte do programa onde a gente tocava música, já que ainda estávamos em um programa de uma rádio FM!

Forró com Código

A vontade de voltar com um programa para falar de tecnologia sempre foi uma vontade compartilhada por eu e Micael, e em 2024 decidimos planejar um retorno. Com o passar dos anos, outros podcasts surgiram utilizando o excelente nome BytePapo, e em respeito a esses, decidimos utilizar o nome Forró com Código para batizar o novo trabalho, incorporando elementos musicais junto com os convidados, e também trazendo novos assuntos que dialogam com o nosso momento profissional, incluindo tech, design e produtos digitais.